As bonecas Li Li e Ri Ri, contadoras de histórias e de sonhos, juntaram-se ao seu amigo Luís, ilustrador de livros e de corações, a fim de montarem uma tenda em plena cidade de Mangualde, direcionada para crianças de todos os tamanhos e idades, com pequenos e grandes corações cheios de sonhos. A criatividade saiu à rua e envolveu cada recanto da cidade com o canto das histórias de encantar.
Tudo começou, na verdade, há seis anos atrás, quando as professoras Lúcia Morgado (Li Li) e Rita Almeida (Ri Ri), se tornaram companheiras de aventuras, unindo-se numa causa nobre: percorrer várias escolas, vestidas de bonecas, com a finalidade de promover hábitos de leitura entre os alunos do pré-escolar e 1º ciclo. A metodologia utilizada tem sido, desde então, deveras interessante: através da sua própria experiência de vida e da abordagem a várias obras, autores e personagens, acabaram por se tornar elas próprias inventoras de histórias e modelo de virtudes por onde quer que passem.
Algum tempo depois surgiu a ideia da publicação de um livro que reunisse todas essas aventuras e, assim, surgiu “Uma Mão-Cheia de Histórias”, o qual teve o apoio da Câmara Municipal de Mangualde, à qual, mais uma vez agradecemos. A este projeto repleto de beleza uniu-se o professor Luís Almeida, que tratou das ilustrações e da parte gráfica. A partir daí, rendido a essa missão, passou a acompanhar a Li Li e a Ri Ri com uma mão-cheia de sorrisos.
São já vinte e cinco, os Agrupamentos escolares que nos acolheram com tanto amor, entre os distritos de Viseu, Guarda e Coimbra, abrindo as portas para um mundo de encantar, onde reina a leitura e a amizade, a esperança e a docilidade.
Assim, com o intuito de celebrar todo o mérito alcançado até agora (os últimos dois anos, após a publicação do livro) e aquele que estará ainda por vir, regressaram ao lugar onde tudo começou – Mangualde – e montaram uma tenda cheia de recordações, de afetos e proezas, dotada de um programa diversificado, desde sessões de leitura a workshops de ilustração. Até na hora em que o sol se escondeu para dar lugar à lua, voaram bem alto as exclamações de alegria de miúdos e graúdos que os visitaram.
O dia seguinte foi mais especial ainda. O Senhor Henrique, proprietário da “Papelaria/Livraria Adrião”, em Mangualde, presenteou os visitantes com um estrondoso espectáculo de magia que deixou todos de olhos arregalados e boca aberta. Aliás, a ele se deve toda uma panóplia de recursos que tornaram este projeto possível. Obrigado Senhor Henrique, pois assim (também) nascem as histórias!
É que, no fim de contas, não há dois sorrisos iguais, nem duas histórias iguais. Somos todos parte de uma grande família, onde cada um é único e especial, onde cada história se torna irrepetível, onde cada traço, gesto e pincelada torna o mundo mais rico. Bem-haja a todos aqueles que nos acompanharam ao longo deste fim de semana e que, tal como nós, acreditam que a vida é mais bela com uma “mão-cheia de histórias”.
Sem comentários:
Enviar um comentário